Curso de Escrita Criativa – Aula 03 Parte III: Ponto de Vista em Terceira Pessoa

Brandon Sanderson explica as vantagens e desvantagens do Ponto de Vista em Terceira Pessoa Limitada.

NOTAS DA AULA 03 PARTE III

Conforme dito nos vídeos anteriores, os Pontos de Vista (PdV) mais comuns na escrita de ficção atualmente são 1ª Pessoa e 3ª Pessoa Limitada. A 3ª Pessoa Onisciente caiu em desuso nas últimas décadas.

Ponto de Vista em Terceira Pessoa Limitada

Você está na cabeça de somente um personagem em cada cena. Você vê o que ele vê, ouve o que ele ouve, sabe o que ele sabe. Tudo que é descrito em uma cena é filtrado pelo conhecimento do personagem.

Vantagens

Permite um elenco maior de personagens

Se você quiser dar um escopo épico à sua história, este é o melhor Pdv. Como vimos na parte anterior da aula, não é recomendado escrever uma história com vários personagens se todos tiverem PdV em Primeira Pessoa. No máximo, recomenda-se dois personagens.

Em 3ª Pessoa Limitada não há limites. Você pode ter quantos personagens diferentes com PdV quanto sua história precisar.

É possível estabelecer melhor as cenas e o Cenário da história

Em 3ª Pessoa Limitada, a experiência do leitor é filtrada pelas lentes do personagem em uma dada cena. Cada personagem pode descrever a mesma cena de maneiras diferentes, de acordo com suas próprias personalidades, crenças, cultura, habilidades técnicas, etc.

Exemplos: um personagem que é um historiador irá perceber coisas diferentes quando ele entra em uma cidade. Ele pode reconhecer o estilo arquitetônico das construções e ele pode saber porque as pessoas agem de determinada maneira naquela cidade (porque absorveram comportamentos de uma cultura dominante no passado, por exemplo). Já um soldado, quando entra em uma cidade nova, irá prestar atenção nas defesas das muralhas e verá os comportamentos diferentes como algo rude ou estranho a ele (talvez até como uma imitação dos costumes dos seus inimigos).

As diferentes percepções da mesma realidade geram conflitos interessantes que possuem raiz na natureza humana e são excelentes para explorar em histórias.

Outro aspecto dessa vantagem é que a descrição na Terceira Pessoa não costuma chamar tanto a atenção da leitura para o personagem, como acontece em Primeira Pessoa.

É ótimo para esconder coisas do leitor

Pode-se esconder coisas do leitor sem “trapacear”, como acontece em 3ª Pessoa Onisciente, pois em 3ª Pessoa Limitada o leitor só sabe o que o personagem sabe.

Você pode criar Pontos de Vista “descartáveis”

Em muitas histórias é comum haver uma cena ou capítulo sob o ponto de vista de um personagem aleatório, que testemunha algum evento importante para a narrativa, mas do qual os protagonistas talvez só saberão muito tempo depois.

Geralmente esse personagem é ‘descartado’ após essa cena, não mais aparecendo na história.

É um artifício bastante comum em prólogos de livros e em cenas de abertura de filmes e séries (nesse caso, podem ser chamados de cold opening).

Exemplos clássicos: o guarda em cima da muralha que é surpreendido pelo ataque inimigo; o cientista que, sem querer, cria um monstro no laboratório; a família que se muda para uma casa e, nos cinco minutos iniciais do filme, é morta pelo espírito que vive lá, etc.

Com esses exemplos é possível perceber duas coisas:

  • Os eventos que eles testemunham são importantes para a história
  • Na maioria das vezes, o personagem literalmente é descartado (morto) ao final da cena.

Obs: para que uma cena com PdV descartável funcione, o personagem precisa ser interessante. Ele não precisa ser tão bem construído como seus protagonistas (provavelmente não haverá espaço para isso), mas se ele for unidimensional, irá prejudicar o interesse do leitor pelos acontecimentos que ele irá testemunhar.

Desvantagens da Terceira Pessoa Limitada

Você precisa prestar atenção para não cometer erros de PdV

Um exemplo simples de erro em Terceira Pessoa Limitada é descrever para o leitor coisas que o personagem não tem como saber, ou por não ter conhecimento, ou por não ter visto aquilo. Isso pode tirar o leitor da história, se ele perceber o deslize.

É mais difícil criar uma voz característica

Em Primeira Pessoa é muito mais fácil criar uma voz com a qual os leitores possam se identificar, criando empatia imediata com o protagonista.

Em Terceira Pessoa Limitada dá muito mais trabalho fazer isso, porém, se for bem feito, é possível criar não uma, mas diversas vozes interessantes, uma para cada personagem com PdV. Isso aumenta a imersão e o interesse do leitor pela história.

Link com as aulas postadas até agora: https://comoescreverfantasia.com.br/aulas-de-escrita-criativa-gratis-brandon-sanderson/

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