Curso de Escrita Criativa – Aula 02 Parte III: Como Descobrir uma Trama

Brandon Sanderson ensina como descobrir uma Trama, com um método bastante útil para escritores “descobridores/jardineiros”.

NOTAS DA AULA 02 PARTE III

Faça Brainstormings

Mesmo que você não seja um escritor “Descobridor/Jardineiro”, fazer brainstormings é uma excelente maneira de conjurar elementos para serem utilizados ao longo de sua narrativa. Deixe a imaginação correr livre e anote todas as ideias. Sanderson usa esse método para seus livros infanto-juvenis da série Alcatraz, portanto ele faz questão de que os elementos sejam aleatórios e engraçados, porém você pode usar esse método buscando uma maior coesão e seriedade, combinando com o tom do seu livro.

Nem todas as ideias criadas numa sessão de brainstormings devem ser utilizadas. Cuidado para não tentar forçar coisas que não combinam com o resto ou que não acrescentam nada ao conflito e/ou aos personagens.

Pontos no Mapa

Descobridores podem se beneficiar grandemente se eles tiverem algumas cenas importantes previstas antes de começar a escrever. Essas cenas irão nortear a escrita do rascunho, impedindo que a história saia dos trilhos. São como pontos num mapa, indicando os locais por onde você deverá passar. O ponto mais importante a se definir é onde a história termina. Você pode não saber exatamente como chegará lá, mas a viagem da escrita será muito mais fácil se tiver um destino já programado.

Crie Personagens mais Interessantes

Um método bastante utilizado para começar a criar personagens é tentar responder algumas perguntas sobre eles.

– O que a personagem quer?

– Do que ela precisa?

– Por que ela não consegue isso?

Essa é uma maneira simples e interessante de caracterização, mas que pode levar uma história longe. Personagens precisam de motivação para agir. O que um personagem quer alcançar geralmente é diferente daquilo que ele realmente precisa. Ex: a sua personagem pode querer ganhar dinheiro para sustentar sua família, dessa maneira ela busca ficar rica a todo custo. Entretanto, ao longo da história, ela percebe que essa busca acaba afastando as pessoas que ela ama, e ela perde o convívio daqueles que ela quer proteger. Ela então entende que o que ela precisa é estar junto da família, participar do crescimento dos filhos, experimentar a vida com seu/sua esposo/a.

Na outra pergunta, “Por que ela não consegue isso?” o isso pode se referir tanto ao que ela quer, quanto ao que ela precisa. No nosso exemplo, o que impediria a personagem de ser rica? Talvez sua classe social numa sociedade rígida, seu tom de pele num mundo racista, o seu nível de instrução, puro azar… Geralmente o que a personagem quer é impedido por uma barreira externa a ela. Algo que surge do Cenário e da Trama da história.

Já quando o isso se refere ao impedimento de conseguir o que uma personagem precisa, essa barreira normalmente é interna, ou seja, é algo que ela precisa mudar em seu comportamento ou atitude: é um conflito inerente ao próprio Personagem. Geralmente essa mudança vem aos poucos, com o passar dos acontecimentos da narrativa, e após alguma reflexão por parte da personagem.

Também é possível que aquilo a personagem queira seja impedido por uma barreira interna, e o que ela precisa seja impedido por uma barreira externa, sem nenhum problema.

O ideal é pensar um pouco sobre os protagonistas e tentar visualizar a mudança que ocorrerá neles até o fim da história.

Link com as aulas postadas até agora: https://comoescreverfantasia.com.br/aulas-de-escrita-criativa-gratis-brandon-sanderson/

Livro Recomendado

Compartilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top