Brandon Sanderson fala sobre como criar uma boa Trama para uma história, cuja base está no conflito.
NOTAS DA AULA 02 PARTE I
COMO CRIAR UMA BOA TRAMA
Há diversas maneiras de criar boas Tramas para a sua história. Experimente-as para descobrir aquela que funciona melhor para o seu estilo.
Writing Prompts
Caso você não os conheça, leia nosso artigo sobre prompts de escrita. Resumidamente, os prompts são pequenas ideias que você pode usar livremente em suas histórias, sejam elas contos ou romances, adaptando-as à vontade.
Apesar de Sanderson afirmar não utilizá-los, ele costuma fornecê-los com frequência em seu podcast, Writing Excuses. Obviamente, somente alguns prompts não são suficientes para preencher um romance inteiro, mas eles podem servir de sementes para ideias maiores, assim como podem ser a fagulha que incendeia a sua imaginação quando você não tem ideia sobre o que escrever.
Interseções e conflito
Para criar uma boa Trama, ela precisa ter como base o conflito. Partindo dos três pilares de uma história, Personagens, Cenário e Trama, o escritor deve buscar pontos de fricção entre eles. Por exemplo: uma Personagem entra em conflito com o Cenário (ela quer lutar em uma guerra para defender seu país, mas é impedida por ser uma mulher num país em que mulheres não podem lutar).
Conflito não quer dizer necessariamente uma luta física. O conflito pode ser uma discussão ou a mera percepção de uma ameaça (ex: um personagem acha que está sendo seguido à noite na rua). Até mesmo um diálogo entre dois personagens amigáveis pode gerar pontos de fricção (ex: um personagem quer uma informação e o outro não quer entregá-la).
Deve-se colocar os Personagens no meio do conflito o mais rápido possível no começo da história.
Toda cena em uma história precisa ter algum tipo de conflito. Os personagens sempre querem alguma coisa e existe algum tipo de força opondo-se ou a força opositora se introduz na vida dos personagens, obrigando-as a se defender.
Nunca há conflito demais! Autores profissionais de livros de mistério e suspense sabem que uma história JAMAIS foi rejeitada por ter conflitos demais. O problema é justamente quando acontece o oposto. O seu trabalho é saber manipular os diferentes conflitos e distribuí-los bem pela história.
Livro Recomendado
AÇÃO!
Um protagonista inativo é um erro de principiante.
O protagonista precisa AGIR. A Trama pode fazer com que ele precise reagir aos acontecimentos no início, mas o protagonista precisa ser proativo na solução dos problemas. Nada de ficar somente fugindo dos vilões ou lamentando o problema por diversos capítulos. Protagonistas proativos são fascinantes.
O protagonista precisa ter uma conexão pessoal com o problema no qual ele está envolvido, ou então não será interessante o bastante para o leitor.
Os personagens precisam ter outras paixões e metas relacionados ao Cenário e aos outros Personagens, independentes da Trama principal. Mesmo que a Trama principal os empurre de um lado para o outro, eles precisam ter uma vida além disso.
Caso você tenha dificuldades para criar a Trama
-
Faça um brainstorming das ideias mais legais a respeito do seu Cenário e coloque os Personagens em pontos de fricção com elas. Se você desenvolveu várias raças/culturas diferentes, quais conflitos podem acontecer entre os diferentes pontos de vista de cada uma? Coloque o seu personagem no meio do desentendimento;
-
Adapte acontecimentos importantes da História na sua narrativa. Basta pegar a essência de algum acontecimento, o núcleo, e construir outra história ao redor dele (ex: os livros de Uma Canção de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin, foram escritos com base na Guerra das Rosas na Inglaterra do séc. XV, uma disputa pela sucessão do trono que colocou duas poderosas famílias em confronto, os York e os Lancasters… soa familiar?);
-
Paralelamente, se você tiver uma boa ideia para a Trama, mas não souber como desenvolvê-la, procure na História acontecimentos semelhantes para ter como modelo para a sua narrativa. Você pode então seguir o modelo ou contrariá-lo;
-
Use o seu bom gosto a seu favor: Procure nos livros que você mais gosta o que foi que te cativou. Busque a essência daquilo que te chama atenção em grandes obras, e use isso como a “alma” da história que você quer escrever.
Gostou das dicas? Como você cria sua Trama? Deixe um comentário e não se esqueça de se inscrever em nosso canal no Youtube. O seu apoio é o que permite a continuação deste projeto.
Lista com as aulas disponibilizadas até agora: https://comoescreverfantasia.com.br/aulas-de-escrita-criativa-gratis-brandon-sanderson/