Brandon Sanderson explica o funcionamento correto de grupos de escrita. Algumas regras precisam ser seguidas para garantir que o feedback seja útil.
NOTAS DA AULA 01 PARTE V
Fundamentos para os avaliadores
Leia os textos e tome notas.
Nada de chegar ao grupo sem ter lido o trabalho dos demais, e sem ter preparado o que dizer.
Seja específico ao dar feedback. Nada de simplesmente dizer, “É bom”.
Elogios ou críticas desse tipo são inúteis. É necessário ser específico sobre o que você gostou ou não gostou na história. Ex: “Esse personagem é irritante,” ou “estou confuso nessa parte da história.”
Seja descritivo e não prescritivo. Começar com “Eu acho que você deveria…” é a maneira ERRADA de comentar.
Você não deve dizer aos outros como eles devem escrever seus livros. O seu trabalho é de dar feedback. Você deve dizer o que você sentiu ao ler, e não simplesmente dizer o que está errado.
Ignore os pequenos detalhes.
Não há necessidade de apontar erros de grafia, concordância ou de acentuação nesse momento. O que importa agora é a história. Estamos na fase alfa de leitura. Haverá tempo para a correção de detalhes em revisões. Só fale especificamente da prosa se for por um bom motivo (ex: uso excessivo da voz passiva), e guarde para falar ao final. Comece as críticas sempre por Trama, Personagens e Cenário.
Tente entender que tipo de livro você está avaliando
Evite julgar a história dos demais pela régua que você usa para escolher o que você lê e o que você escreve, especialmente se o seu colega escreve num gênero diferente do seu.
Fundamentos para os avaliados
CALE A BOCA
Essa é a Regra de Ouro dos grupos de escrita: quando o seu texto estiver sendo avaliado, você não pode abrir a boca! O seu trabalho é anotar as reações dos leitores em silêncio. Quando você fala, você influencia a opinião do leitor, diluindo a qualidade do feedback; ao mesmo tempo, quando você se defende, você coloca nas cabeças das pessoas uma mentalidade argumentativa, o que fará com que elas parem de dar bons feedbacks.
Evite que o grupo tente estragar o seu livro.
Na aula anterior, Sanderson comentou sobre a Sindrome do “Ah, mas não seria legal se…”. Os leitores tentarão, sem querer, transformar o seu livro no tipo de livro que eles escreveriam. Resista a essa influência.
O que fazer com o feedback dos grupos de escrita?
Após anotar as críticas, guarde-as. Você deve retornar para elas durante o processo de revisão, após terminar o seu primeiro rascunho.
Dica final
Se no seu grupo de escrita somente uma pessoa evidencia um problema específico, normalmente você não deve se preocupar com ele, pois é a opinião de uma pessoa contra a sua, e você tem precedência como autor.
Entretanto, quando mais pessoas começarem a apontar o mesmo problema, então o correto é verificar o que está sendo dito.
Você participa ou já participou de um grupos de escritas? O que achou da experiência?
Essa foi a última parte da primeira aula. O que você achou da aula como um todo? Deixe um comentário abaixo para sabermos o que você pensa.
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Lista com as aulas disponibilizadas até agora: https://comoescreverfantasia.com.br/aulas-de-escrita-criativa-gratis-brandon-sanderson/