Curso de Escrita Criativa – Aula 01 Parte III: Metas e Formato do Curso

Brandon Sanderson explica quais são as metas do curso de escrita criativa e dá dicas de como alcançá-las.

NOTAS DA AULA 01 PARTE III

Para aqueles que queiram levar essas aulas de escrita a sério, recomendo que sigam essas metas, ou, se você tiver coragem, participe do Nanowrimo em novembro e atinja esse objetivo em um mês.

Destaques da aula:

Meta nº 1: Entregar 1.000 palavras por semana para apreciação do grupo de escrita.

Ao final da aula a turma foi separada em grupos, e cada aluno precisou entregar 1.000 palavras por semana para receber críticas do seu respectivo grupo. Essa é uma boa maneira de perceber problemas em sua história, tais como: as motivações dos personagens podem não estar claras para os leitores; os diálogos podem soar artificiais; a ordem de eventos está confusa; etc.

Caso você tenha amigos escritores, é uma excelente experiência compartilhar as suas histórias, porém nem todo mundo se encaixa bem em grupos de escrita.

Meta nº 2: Entregar 50.000 palavras no final do semestre como trabalho final.

Isso equivale a 12,5 mil palavras por mês, ou cerca de 420 palavras por dia. Quando pensamos que, em média, um escritor consegue escrever mais de 500 palavras em uma hora, percebe-se que essa é uma meta bastante modesta.

Note-se que a história não precisa estar acabada – basta que o aluno entregue pelo menos 50.000 palavras de prosa no prazo especificado. Sanderson explica que escolheu essa meta por ser a mesma do Nanowrimo. Como no Nanowrimo você precisa escrever essa quantidade em um mês, é bastante viável realizar essa meta ao longo de quatro meses.

Meta nº 3: Enviar 2.000 palavras do começo da história para receber críticas de um profissional (autor ou editor).

Essa é a meta mais complicada de ser realizada para os escritores brasileiros, dada a limitação do mercado editorial e da dificuldade de encontrar profissionais que estejam dispostos a separar um tempo para ler as histórias dos outros e preparar uma crítica detalhada. Se você tiver um amigo no ramo, ótimo! Caso contrário, se você tiver amigos leitores de longa data e de sua confiança, você pode utilizá-los como beta readers.

Dica para conseguir atingir as metas:

Desligue o editor interno! Você não conseguirá sair do lugar se ficar apagando e reescrevendo tudo o que faz. Essa é uma dica de ouro, mas que muita gente tem dificuldade em aceitar. Deixe para revisar a história DEPOIS de terminá-la.

Lista com as aulas disponibilizadas até agora no final do link a seguir: https://comoescreverfantasia.com.br/aulas-de-escrita-criativa-gratis-brandon-sanderson/

LIVRO RECOMENDADO

Compartilhe

1 thought on “Curso de Escrita Criativa – Aula 01 Parte III: Metas e Formato do Curso”

  1. Pingback: Aulas de Escrita Criativa Grátis – Brandon Sanderson - Como Escrever Fantasia Aulas de Escrita Criativa Grátis – Brandon Sanderson

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top