Curso de Escrita Criativa – Aula 01 Parte II: Ideias são baratas

Brandon Sanderson demonstra como um bom escritor pode transformar até mesmo ideias mundanas em um bestseller.

NOTAS DA AULA 01 PARTE II

Destaques da aula:

  • Ideias são baratas: deve-se tirar da cabeça a noção de que você precisa de uma ideia excelente para escrever um bom livro. Todo escritor pode ter dezenas de ideias todos os dias, boas ou ruins, para colocar num livro. É necessário habilidade para utilizá-las adequadamente.

  • “Um grande escritor pode pegar as ideias mais básicas e fazer um romance brilhante com elas. E um escritor ruim vai pegar as melhores ideias no mundo e transformá-las em algo péssimo.”

  • Escrever não é algo místico. A inspiração pode aparecer, mas não se trata de esperar até que ela apareça. Escrever às vezes é um trabalho pesado, tal como um artista lapidando o mármore para retirar dele uma estátua.

  • Sanderson exemplifica essa noção ao contar a história lendária de como Jim Butcher (escritor da excelente série de Fantasia Urbana The Dresden Files) discutiu em um fórum com um estranho que afirmava que “você precisa de ideias de nível mundial para ser um escritor de nível mundial”. A discussão seguiu até que Butcher pediu para que o estranho sugerisse a ele algumas ideias ruins, e ele garantiu que escreveria um livro bom com elas. As ideias do estranho foram: “Pokémon e A Legião Romana Perdida”. Butcher topou o desafio e escreveu a série bestseller de Fantasia Épica Codex Alera, provando que um bom escritor saberá utilizar até mesmo ideias estranhas ou medíocres para escrever boas histórias.


Você concorda ou discorda do autor? Deixe seu comentário para sabermos sua opinião sobre o tema ou sobre o site. 

Lista com as aulas disponibilizadas até agora: https://comoescreverfantasia.com.br/aulas-de-escrita-criativa-gratis-brandon-sanderson/

LIVRO RECOMENDADO

Compartilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top