Apresentação do Blog Como Escrever Fantasia

Saudações! Bem vindo ao blog Como Escrever Fantasia! Esse blog foi criado na humilde tentativa de ajudar a suprir a carência que ainda existe de materiais de estudo para os escritores de ficção de gênero no Brasil (Fantasia, Ficção Científica, Horror, Suspense, Mistério, etc.). 

Em língua inglesa há literalmente centenas de livros falando sobre escrita em seus mais diversos aspectos, desde a escrita literária clássica até a de gênero. Há uma infinidade de manuais ensinando como construir a estrutura geral de uma história, como criar personagens memoráveis, como melhorar a prosa e as descrições, e, até mesmo, livros inteiros dedicados às minúcias da construção de cenas e de diálogos mais realistas. 

No Brasil, infelizmente, ainda estamos muito atrasados nesse sentido. Sim, há livros de escrita em língua portuguesa, há cursos em universidades e cursos particulares, mas quando comparamos com outros idiomas, o que temos é uma gota d’água contra o mar de opções disponíveis para escritores estrangeiros.

Como Escrever Fantasia (?)

O nome do blog é tanto uma pergunta quanto uma afirmação. Vamos buscar dar uma resposta àqueles que tem essa pretensão, através de artigos, análises de livros e de vídeos legendados com autores experientes.

Apesar do nome do blog, tentaremos trazer materiais interessantes de diversos gêneros literários. Mas, independente do que você quiser escrever, os princípios serão sempre os mesmos.

Para isso, vamos buscar filtrar aquilo que acho mais pertinente para os escritores brasileiros, traduzindo e adaptando vídeos e textos de escritores experientes, numa tentativa antropofágica de deglutir o que há de melhor lá fora, para podermos fortalecer nossa escrita aqui no país.

Dito isso, de nenhuma maneira queremos desmerecer os autores nacionais. Temos uma história literária clássica rica, com autores até hoje nunca ultrapassados. Porém, com o passar do tempo, até mesmo os céticos que acompanharem o blog entenderão como estamos em desvantagem quando o assunto é o ensino da escrita. ]

Esse vácuo é especialmente notório nos dias de hoje, em que nossas histórias podem alcançar um público muito mais vasto sem a necessidade de passar pelo crivo de editoras. 

Se o escritor brasileiro quer que seu livro se destaque, competindo com os do mundo todo em plataformas digitais como a Amazon, ele precisará entender aquilo que os escritores internacionais fazem e como o fazem. Para isso, é necessário estudar da mesma forma que eles estudaram. Não estamos falando de copiar, e sim de apreender o conhecimento para aplicá-lo da forma que melhor ajudar na ‘contação‘ de nossas histórias.

Sobre a tradução de textos e vídeos: não há intenção de infringir nenhum copyright ou de tomar crédito pelo trabalho de outrem. Sempre daremos os créditos para os autores originais das adaptações (quando for possível), assim como apontaremos as fontes originais dos vídeos legendados. Nossa intenção nas traduções e adaptações será sempre educacional.

O blog participa dos programas de afiliados da Amazon. Recebemos uma pequena comissão pelas vendas dos livros que forem comprados usando os nossos links (sem nenhum custo adicional para você). É uma excelente maneira de você nos ajudar a manter o blog, para que possamos continuar trazendo material sempre gratuito para todos.

Dúvidas, críticas, elogios e sugestões: entre em contato.

Compartilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top