Writing prompts (prompts de escrita) podem ser muito úteis para aguçar a criatividade, desenvolver novas ideias e treinar sua habilidade como escritor.
Quer escrever, mas não tem ideia por onde começar? Pretende praticar algum exercício de escrita e quer um tema diferente? Nanowrimo se aproxima, porém a inspiração ainda não veio? Bloqueio criativo no meio do seu livro? Precisa escrever um conto para participar de uma antologia ou concurso e precisa de inspiração? Quer se desafiar escrevendo algumas coisas absurdas? Não tema! Você veio ao lugar certo!
Writing Prompts (“escrita pronta” ou “prompts de escrita” em tradução livre, mas que também é possível interpretar como “sugestões de escrita”) são pequenas ideias para alimentar nossa imaginação, e que podem ser a solução para todas as questões acima. Os prompts de escrita podem surgir como comandos (escreva uma história sobre…), como uma situação (você está num navio que está afundando…), como a descrição de um objeto, ou como um diálogo. Diversos contos foram escritos partindo das premissas simples dessas sugestões.
Pegando um gancho na aula de Brandon Sanderson na qual ele afirma que “ideias são baratas”, vemos que é possível tornar até as ideias mais mundanas em bestsellers, desde que você tenha a técnica necessária. E para adquirir tal técnica, os writing prompts se tornam ainda mais valiosos, pois é possível utilizá-los para aprender a lidar com diferentes situações e cenários.
Você pode usá-las livremente, sem medo de enfrentar problemas com direitos autorais, pois, nesse nível de abstração, se cem escritores tentassem escrever uma história partindo da mesma premissa, teríamos cem histórias diferentes, pois cada escritor desenvolve seu texto de um jeito particular.
A princípio, quem nunca utilizou essa técnica pode estranhar a simplicidade ou a abstração de algumas ideias, porém, conforme você for lendo as sugestões, o seu cérebro começará a trabalhar em conexões inesperadas. O ideal é deixar a imaginação correr sem freios, sem editor interno.
Onde encontrar?
Há aplicativos que fornecem prompts novos todos os dias com bastante praticidade, assim como é possível encontrá-los em lista em diversos websites, tais como a que segue abaixo. Alguns sites até mesmo premiam as melhores histórias criadas seguindo os prompts e alguns parâmetros pré-estabelecidos.
Sinta-se livre para alterar o que encontrar nessas sugestões, misturando-as com outras da lista ou até mesmo com suas próprias ideias. Somar diversas ideias diferentes é o mais recomendado quando você quiser escrever histórias mais longas (romances).
Traremos novos prompts toda semana para que não faltem ideias e para que não haja desculpas para não escrever.
40 Writing Prompts
- Uma fantasia onde há dezenas de profecias misturadas e contraditórias, mas ninguém sabe em quais acreditar.
- Um jovem vende sua alma para quem pagar mais, e há uma fila de compradores interessados…
- Um mundo de fantasia que desenvolveu eletricidade.
- Escreva uma cena em que o herói mantém um debate formal contra o vilão soberano. Ganhe pontos bônus se o vilão vencer o debate sem trapacear e sem se apoiar na audiência corrupta.
- Uma fantasia que se passa nos céus e não existe nada como o “chão”.
- Devido a algum tipo de magia o herói e o vilão trocam de corpos e de lugar. Pontos bônus se você usar de maneira satisfatória ‘cinza X cinza’ (moralidade ambígua) no lugar de bem X mal.
- Escreva uma cena em que o herói derrota o vilão, mas o povo não o aceita como o verdadeiro rei, pois ele foi um completo cretino durante sua jornada.
- O vilão faz a coisa inteligente e mata o herói ainda bebê. E agora?
- Uma religião que idolatra tecnologia.
- Seu protagonista inventa o sorvete.
- Um sistema de magia baseado em matemática.
- Um mundo em que as pessoas reaparecem após morrerem de qualquer coisa que não seja velhice ou uma doença de sua escolha. Imagine como as pessoas seriam inconsequentes!
- A cada cinquenta anos, (as regras d)o sistema mágico muda(m).
- A cada cinquenta anos, uma nova raça consciente é criada. Estamos na véspera da nova criação.
- Um mundo onde os deuses cometeram um erro em sua criação. Qual é o erro e o que ele causa é por sua conta.
- Peixes podem “nadar” pelo ar. Tubarões também.
- Seu protagonista enlouquece, pois sua mente automaticamente conta o número de passos que ele dá enquanto anda.
- Seu protagonista é um dos seguidores do vilão.
- Seu protagonista é amaldiçoado e precisa matar pelo menos uma pessoa por dia para permanecer vivo. A morte precisa ser desnecessária para sua sustentação – ou seja, nada de usar vampiros ou coisas parecidas.
- Sua protagonista pode olhar para o futuro, mas cada vez que faz isso, ela perde uma memória.
- Sua protagonista descobre ruínas de uma cidade moderna, mas não conta a ninguém.
- Seu protagonista pode ver 10 minutos no futuro, mas então desmaia por uma hora.
- O mundo já passou por quatro apocalipses. Algumas pessoas idosas sobreviveram a todos eles.
- Não há água na superfície; a água é extraída de árvores e poços subterrâneos.
- Uma religião onde deformidades ou deficiências são tratadas como sendo sagradas.
- Escreva uma fantasia tão genérica e estereotipada que te dê calos na vista. Escreva 100% sério! (Esse exercício também serve para aumentar sua autoconfiança.)
- Um mundo feito de água, povoado por criaturas aquáticas, e nada além disso.
- Uma fantasia em que nenhum animal é como os da Terra, nem são simples equivalentes com diferentes nomes e anatomias.
- Um sistema de magia onde a cura é possível, mas a doença ou ferimento curado é infligido permanentemente no mago que executa a cura. Ganhe pontos bônus se não fizer uma história obscura e depressiva.
- Um sistema de magia que funciona como programação de computadores. Magos escrevem códigos reutilizáveis e as pessoas os compram. Dica: aprenda os rudimentos de, pelo menos, uma linguagem de programação como pesquisa para escrever essa história).
- Uma pessoa com deficiência como protagonista. Pontos bônus se a magia não suplantar sua deficiência.
- Um mundo sem magia subitamente passa a ter magia.
- Um mundo mágico subitamente perde sua magia.
- Um mundo em que os deuses que o criaram cometeram um erro (a seu critério), e que agora debatem sobre como resolver o problema.
- O seu protagonista é capaz de criar seus companheiros de jornada ao desenhá-los num papel.
- O seu protagonista é o vilão que foi derrotado pelo herói. Agora ele precisa se readaptar à nova realidade.
- O seu protagonista é o inverso de você mesmo em todas os aspectos possíveis.
- Das árvores crescem diferentes minerais, não folhas.
- Um mundo onde as pessoas são avaliadas a cada ano após se tornarem adultas. Se elas não tiverem logrado fazer algo realmente importante nesse período, elas são sacrificadas. O seu protagonista está prestes a ser avaliado…
- Um mundo onde a gravidade muda a cada noite. Pontos bônus se você puder explicar o motivo. Pontos bônus extras se você puder explicar sem despejar informações.
Fonte dos prompts (com adaptações): https://matthewdellar.wordpress.com/200-fantasy-writing-prompts/